'Para a Escola de Educação Especial Meu Bem Querer da Apae de Alegria, existem dois momentos: antes e depois do SUS. O convênio garantido através da Secretaria Estadual da Saúde -SES/RS- possibilita darmos mais dignidade ao atendimento. Estamos muito felizes, porque se é bom para os alunos, é bom para a Apae”
A afirmação do presidente da Apae, Orlando Vanin Trage, foi feita durante a solenidade de assinatura do segundo Termo Aditivo ao convênio da Secretaria com a instituição, na sexta-feira, 27, na sede da escola. O valor global a ser repassado em 12 meses será de R$ 92.533,00.
A diretora Administrativa da SES/RS, Neusa Kempfer, disse que renovar o convênio é mérito de todos. Da luta histórica do Secretário Estadual da Saúde e deputado federal, Osmar Terra, e das Apaes da região Noroeste, que estão entre as primeiras na inclusão dessas instituições aos serviços de saúde do SUS.
O prefeito Idalcir Santi agradeceu, emocionado, todos os recursos que o município tem recebido através da Secretaria Estadual da Saúde à manutenção do Hospital Municipal e aos demais serviços de saúde.
A Escola de Educação Especial Meu Bem Querer atende 84 alunos de Alegria, Chiapeta e Inhacorá e dispõe de 22 profissionais. Entre os atendimentos viabilizados pelo convênio com o SUS, estão 16 horas com fisioterapeuta, 16h com psicólogo, 16h com fonoaudiólogo e 12 horas de atendimento com assistente social.
Participaram da solenidade, o vice-prefeito, Irineu Wisnheski; os vereadores Valdir Zavaski, Valdir Rodrigues, Olíbio Reidel e Carlos Filipim; os secretários municipais de Saúde, Valdir Rochinheski, de Educação, Nelci Schosler, e de Assistência Social, Marlise Reidel, além de outras autoridades, diretores da Administração Municipal, a diretora da Apae, Loiva Maria Willers e funcionários da casa que lotaram o auditório.