O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado nesta madrugada no Hospital Português do Recife, em Pernambuco. Segundo a assessoria de imprensa da presidência, ele passou mal depois de jantar com o governador Eduardo Campos no Palácio de Campo das Princesas. Lula estava dentro do avião, pronto para embarcar para Davos, na Suiça.
Depois de reclamar de uma indisposição, o médico de Lula mediu a pressão arterial do presidente, que estava em 18/12.
O presidente receberia, hoje, o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, seguirá para Suíça em substituição a Lula.
Conforme informações levantadas pela Rádio Gaúcha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser transferido ainda nesta quinta-feira para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista.
Os detalhes foram apontados por um assessor do presidente, Laércio, que estava junto a ele no momento em que sentiu-se mal. Segundo ele, o presidente já estava no avião quando teve a pressão medida pelo médico. A marcação era de 18 por 12. Lula teria insistido em seguir para Davos ainda assim. O médico a bordo fez com que o presidente desistisse da idéia e fosse até o Hospital Real Português, em Recife.
O presidente vinha reclamando de indisposição durante todo o dia. Segundo o mesmo assessor, Lula não sofre de hipertensão. A primeira-dama Marisa Letícia está em São Paulo, e tudo indica que o presidente será transferido durante o dia de hoje. Foram feitos exames de sangue, tomografia do tórax, entre outros, e os resultados foram bons.