26 fevereiro 2010

Rapaz que espancou menina de 14 anos em Palhoça, Grande Florianópolis, diz sofrer ameaças

O homem de 24 anos que agrediu uma adolescente na quarta-feira em Palhoça, na Grande Florianópolis, deve se apresentar à polícia na próxima semana. O motivo do crime teria sido a briga da jovem com a irmã do rapaz, da mesma idade. A família justifica o fato como defesa, já que a vítima teria dado um tapa na cara da menina um dia antes.
Na quinta-feira, a mãe do rapaz informou que ele teria "perdido a cabeça". A jovem continua internada em estado grave, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com rompimento do baço.
Em entrevista por telefone ao jornal Hora de Santa Catarina, o agressor se mostrou nervoso. Ele confessou o crime e disse que está sofrendo ameaças. Por isso, está escondido. Em poucas palavras, relatou:
— Está pior para mim do que para ela, pois falaram que vão me matar. Ela bateu na minha irmã e eu tive que tomar uma atitude. Não posso voltar atrás. Vou falar com a delegada, mas quero saber como chego na delegacia sem morrer.
No hospital, a adolescente tentava achar explicação para a surra.
– Éramos amigas desde criança. Na terça-feira, discutimos por bobagem e uma deu um tapa na cara da outra. Eu achei que a briga tinha acabado. No dia seguinte, quando saí do colégio ao meio-dia, o irmão dela me seguiu de carro. Ela e a mãe estavam dentro. Eu lembro dele vindo em minha direção. Senti o primeiro soco. Me disseram que foram uns três até eu cair. Depois, ele me deu chutes no estômago, mas eu já estava desmaiada. Ele só parou quando um outro homem o chamou de covarde – conta.
Inquérito
Um inquérito foi aberto pela delegada Gisele Gerônimo, de Palhoça. Ela já ouviu uma testemunha e aguarda o laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP), que deve ficar pronto até a próxima sexta-feira. Mais duas testemunhas deverão ser ouvidas. O rapaz pode ser acusado de tentativa de homicídio ou agressão grave.
— Caso ficar comprovado que a mãe do agressor estava no carro que seguiu a vítima e instigou a agressão, ela também será indiciada como co-autora. Aguardo a apresentação do rapaz — explica.