A exemplo de outros municípios da região, dados recentes mostram que em Tucunduva a situação quanto aos focos do mosquito transmissor da dengue é alarmante. Em 2009 foram encontrados 12 focos, sendo que, somente neste mês de janeiro, o município contabilizou 38 focos encontrados.
A Secretária Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde, preocupados com o alto número de focos, reuniu-se no com Fernando Klaus, médico Veterinário da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e Vilmar Wiedergrüm, Agente de Combate a endemias da FUNASA, a fim de buscar junto a estes órgãos orientações e maneiras de enfrentar o problema.
Os profissionais lembraram que a dengue é um problema regional, pois os dados mostram um aumento considerável de focos positivos em todos os municípios. Eles destacaram que trabalhos de conscientização, como a Gincana Todos Contra a Dengue envolvendo crianças, e trabalhos de limpezas como o Mutirão de Recolhimento de Lixo que foram realizados em Tucunduva, são importantes, mas que, o ponto mais importante é a conscientização da população como um todo.
A Secretaria Municipal de Saúde visando o bem estar e prezando a qualidade de saúde a todos, alerta para que às pessoas não deixem recipientes plásticos, vidros, latas, pneus, vasos, pratos, garrafas, bebedouros de animais, sucatas, ferro velho, entulhos de construção, onde possa acumular água e ser um local perfeito para o mosquito se reproduzir.