Bombeiros resgataram ontem 79 pessoas dos escombros de um prédio que desabou na cidade de Concepción, no Chile, após o poderoso terremoto de sábado passado. O chefe da equipe de bombeiros, Juan Carlos Subercaseaux, disse à imprensa que foram encontrados sete corpos entre os escombros do Alto Río, como se chamava o prédio, localizado no centro de Concepción. A cidade foi uma das mais atingidas pelo terremoto, que matou quase 800 pessoas no país.
Segundo ele, falta agora encontrar seis moradores do edifício, que foi entregue no ano passado e tinha 80 apartamentos. No começo, se temia que 100 pessoas tivessem morrido no prédio, que após o terremoto ficou reduzido a um bloco de cimento de altura equivalente a três andares.
Os bombeiros responsáveis pelo resgate trabalharam várias semanas no Haiti após o terremoto de 12 de janeiro e começaram a agir em Concepción no dia seguinte à catástrofe. Concepción, a cerca de 500 quilômetros de Santiago, foi palco de uma série de saques a supermercados e outros comércios nos últimos dias. Com isso, vigora agora na cidade um toque de recolher que vai das 18h (na hora local e em Brasília) de hoje até o meio-dia de quarta.