Em visita ao Noroeste, o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou hoje a liberação de R$ 1 milhão para o combate a dengue nos 54 municípios que apresentam focos do mosquito. A verba será para contratação emergencial de agentes ambientais e profissionais da saúde. A divisão levará em conta a população das cidades e suas demandas. Os repasses estão previstos para acontecerem na próxima semana, após análise e aprovação da Comissão Intergestores Bipartite, composta por dirigentes da Secretaria Estadual da Saúde e representantes das secretarias municipais de saúde.
Ontem, o secretário esteve em Santa Rosa, onde encontrou-se com prefeitos da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde. Na manhã de hoje ele cumpriu agenda de reuniões em Santo Ângelo e Ijuí, pedindo a colaboração de toda a comunidade no extermínio do mosquito. Ele também participou de ação contra a dengue na rodoviária de Entre-Ijuís, onde foram distribuídos panfletos informativos às pessoas que chegavam de ônibus ao município.
Segundo a delegada regional de saúde de Santo Ângelo, Nara Helena Damião, Entre-Ijuís foi o local escolhido pois é o município das Missões mais próximo a Ijuí, onde já são registrados 927 notificações da doença.
Iniciativas semelhantes serão feitas também nas rodoviárias de Santo Ângelo, Vitória das Missões, São Miguel das Missões, Caibaté, Bossoroca e São Luiz Gonzaga.
Terra ainda esteve hoje em Giruá, que passou por epidemia de dengue em 2007, conferindo o trabalho realizado para evitar casos da doença. Acompanhado do prefeito Fabiam Thomas e do secretário municipal de saúde, Marcelo Calai Ferraz, ele conversou com agentes de saúde e da equipe da Secretaria Municipal que trabalhavam em mutirão no bairro Canova.