12 março 2010

Saúde confirma mais de 2 mil casos de dengue no RS

O número de pessoas infectadas pela dengue no Rio Grande do Sul chegou a 2.052 nesta semana. Segundo o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, até o final da epidemia devem ser registrados 5 mil casos da doença. A cidade mais atingida continua sendo Ijuí, com 1.721 notificações. Santa Rosa é a segunda, com 60.
Após três semanas de surto da dengue, principalmente no Noroeste do Estado, o número de casos começou a diminuir nos últimos dois dias. “Se não surgirem notificações na região Metropolitana, em mais um mês teremos uma regressão significativa no Estado”, avaliou Terra, durante coletiva na tarde desta sexta-feira.
Em Ijuí, todos os 37 bairros da cidade tiveram casos notificados. Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, equipes do Centro de Vigilância em Saúde (CVS) aplicaram três ciclos de inseticidas no município, faltando ainda outros dois. A mesma medida foi tomada em Santa Rosa e Santo Ângelo.
Além de Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo, outros 53 municípios gaúchos têm notificações da doença. Na Grande Porto Alegre, os casos de dengue são de pessoas que estiveram na região epidêmica nas últimas semanas. Nesta sexta, haviam 19 pessoas internadas no Estado devido à doença. Até agora, cinco casos evoluíram para dengue hemorrágica, mas todos se recuperaram bem.
Quanto à estratégia nacional de imunização contra o vírus da gripe A no Estado, Terra confirmou que na primeira semana de vacinação 20% dos profissionais de saúde foram imunizados. O percentual representa cerca de 27 mil doses distribuídas. “Vale lembrar que fazem parte da primeira etapa de vacinação os profissionais que atuam diretamente no combate à doença”, frisou o secretário. Até o próximo dia 19, a expectativa é de que 229 mil pessoas recebam a imunização.