Vanessa de Almeida é a sétima estudante de idioma alemão da instituição a participar deste programa.
No mês de janeiro, Vanessa de Almeida, 17 anos, estudante do 3º Ano do Ensino Médio da SETREM vivenciou uma das experiências mais importantes de sua vida: embarcou para Freiburg, Alemanha, onde participou de um curso de aperfeiçoamento da língua alemã, com duração de três semanas.
A jovem conta que ficou hospedada no Jugendherberge, um albergue para adolescentes, tendo aulas de segunda a sábado, salvo às quintas - feiras, quando tinha o dia livre. Além do conhecimento adquirido, pode participar de passeios turísticos, onde conheceu as cidades de Baden-Baden, Titisee e Karlsruhe, bem como, Colmar, na França. “Como chegamos em pleno inverno, enfrentamos frio rigoroso, no entanto desfrutamos de belíssimas paisagens e opções de lazer que a neve proporcionava. Compartilhamos de diversas programações culturais, como: patinação, teatro, sessões de música clássica e visitação a museus”, revela.
Da culinária destacou o uso de batatas, pois estas sempre estavam no cardápio. Observou que a carne era deixada um pouco de lado. “O domingo para os alemães é realmente um dia de descanso. Poucas pessoas saem as ruas e o comércio é fechado”, diz.
Sem dúvida, a experiência foi um presente, reconhecimento por sua dedicação aos estudos. Vanessa realizou curso de idioma alemão na SETREM, freqüentando durante três anos, cinco horas de aula por semana. “Minha mãe fala alemão, mas nunca conversamos em casa. Precisei estudar bastante para poder encarar o intercâmbio”, enfatiza.
Todos os gastos com passagens, hospedagem e alimentação foram pagos por meio de uma parceria entre a SETREM, o Instituto Goethe e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Dos 70 participantes, apenas nove eram brasileiros. O restante era oriundo de outros países da América Latina, além de Indonésia, Nova Zelândia e Rússia. Seis estudantes da SETREM já fizeram a viagem e em junho nova seleção será realizada.