O SICREDI registrou um aumento de 30% na Expodireto 2010 e protocolou um volume de R$ 65 milhões e mil pedidos de financiamento. A média por pedido foi de R$ 65 mil e a linha mais procurada, PSI Agroindústria. “O desenvolvimento do SICREDI tem acompanhado o crescimento que vem acontecendo ano a ano na Expodireto Cotrijal”, afirma Orlando Müller, presidente da Central SICREDI Sul, lembrando que o SICREDI participa da feira desde a primeira edição.
Como aconteceu nos últimos dois anos, a maior concentração de pedidos foi no último dia da feira. “Isso demonstra que nossos associados pesquisam antes de adquirirem um bem e procuram fazer o melhor negócio. E o SICREDI sempre busca indicar a melhor solução para o que os associados desejam”, conta o presidente.
Mas, diferente de 2009, a média das propostas este ano foi mais alta. Para Müller o fato deve-se às características das linhas oferecidas. “O ano passado o Mais Alimentos foi a linha carro-chefe. Este ano, tínhamos também a PSI Agroindústria, que acabou elevando a média das propostas”, explica.
A novidade da instituição financeira para 2010 foi a destinação de uma verba específica para a Expodireto. “Ao termos um valor reservado para a feira, conseguimos atender com mais agilidade nossos associados”, diz Müller. O SICREDI trabalhou com linhas de financiamento do BNDES e BRDE, além de recursos próprios.
Liberação de financiamento em tempo recorde
Este ano o SICREDI trabalhou na feira com foco na agilidade. O resultado foi a assinatura da liberação de crédito para um pedido de financiamento feito na própria Expodireto três dias antes. “Para o produtor rural que decide investir na sua propriedade ao adquirir uma máquina ou implemento e faz um pedido de financiamento, o tempo que leva para a liberação do crédito, muitas vezes, é crucial para a conclusão do negócio”, ressalta Müller.
Sede própria no parque da Cotrijal
Para 2010 o SICREDI terá uma casa na Expodireto. A assinatura do protocolo aconteceu na inauguração da casa do Sistema Ocergs/Sescoop. Além do presidente da Central SICREDI Sul, Orlando Müller, a governadora do Estado, Yeda Crusius, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, e o presidente da Ocergs, Virgilio Perius, também assinaram.
Convênio com BSBios
Durante a Expodireto, a BSBIOS Indústria e Comércio de Biodiesel Sul Brasil e o SICREDI firmaram um acordo de cooperação visando o estímulo à produção de canola, com a finalidade energética em atendimento ao programa nacional de produção de biodiesel.
O termo foi assinado pelo diretor superintendente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, pelo presidente da SICREDI Planalto Médio, Ari Rosso, e pelo presidente da Central SICREDI Sul, Orlando Müller.