Na sexta-feira, 23 de abril de 2010, o nível das águas do rio Uruguai começou a subir em Porto Mauá, na região noroeste do estado, divisa com a cidade Argentina de Alba Posse. No sábado, às 18 horas, atingiu o nível máximo de 9m60cm. No domingo começou baixar e estacionou quando atingiu oito metros. Na segunda-feira, 26 de abril, voltou a subir o nível das águas, às 11h30min, estava com 8m25cm e às 15 horas estava com 8m50cm.
Para ser suspensa a travessia das balsas o nível deverá chegar aos 9m70cm.
Segundo contatos realizados com Itapiranga / SC, município que faz divisa com o Rio Grande do Sul, o nível das águas naquela localidade está crescendo, próximo dos oito metros. Como as enchentes em Porto Mauá são superiores em torno de 30 a 45% do que em Itapiranga, o nível das águas deverá passar provavelmente dos 10m50cm em Porto Mauá. Quando as águas pararem de crescer em Itapiranga, levará 17 horas para parar de crescer em Porto Mauá.
Segundo José Vicente Miranda Regina, responsável do Planejamento e Programação Hidroenergética da Barragem de Itá, Tractebel Energia S/A, a situação das vazões no alto rio Uruguai vem se agravando com a ocorrência de chuvas intensas nas últimas 24 horas e ainda com previsão de continuar com intensidade forte a moderada na tarde/noite de hoje, somente melhorando a partir de amanhã, onde estão praticando uma vazão de 12.000m³/s em Itá e com tendência de aumentar nas próximas horas, ou seja, a situação de setembro de 2009 tende a ser repetir no médio e baixo rio Uruguai.
Para as águas entrarem nas lojas em frente da Aduana de Porto Mauá, o nível do rio deverá atingir 12m60cm.
A última cheia havia ocorrido em 30 de setembro de 2009, quando atingiu a marca de 11,9 metros.