A governadora Yeda Crusius sancionou Projeto de Lei, aprovado pela Assembléia Legislativa, que inclui a carne suína, produzida no Estado, no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia (6).
Pela Lei 13.410, de autoria do deputado Aloísio Classmann, torna-se obrigatório à inclusão da carne suína na merenda escolar. Atualmente, o consumo de carne suína em diversas partes do mundo é extremamente elevado. Absoluto nas gôndolas internacionais e nas mesas das famílias chinesas, dinamarquesas, russas, entre outros países de grande consumo, o produto é hoje a carne mais consumida do mundo. Em dados numéricos, o setor representa 39% (FAO, 2005) de todo o consumo de carne mundial, seguido pela de aves e bovinos.
O Brasil detém hoje o quarto maior plantel suíno do mundo, com um rebanho superior a 37 milhões de cabeças que, em 2007, foi responsável por uma produção de 3 milhões de toneladas. Destaque especial para a região Sul. O Estado de Santa Catarina lidera o ranking dos maiores produtores de suínos do país com 8,9 milhões de cabeças, seguido por Rio Grande do Sul, com 6,1 milhões, e Paraná, com 5,1 milhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs)
Na foto, Deputado Classmann em Nova Candelária.
Legenda da foto: Do porco para a diretia : Dep. Aloisio Classmann-PTB, Orlando Konzen e Ari Rohers vice-prefeito
Do porco para a esquerda : Ex-Prefeito Carlos Luiz Rohr, Jorge Steffer ( diretor da Escola Estaduial de Nova Candelária ), Pref Renato Antonio Muller
Nova Candelária foi o município pioneiro na introdução da carne suína na merenda escolar ( desde 2005 ) através do programa merenda forte.
Nova Candelaria é a capital gaucha da suinocultura - Foi o município que teve o maioor número de suínos abatidos pelo sistema SIF no ano de 2009 -(154.768 o que representa 3,34% do Estado ) - 75% da produção primária do municipio provem da suinocultura - É o 2º PIB per capita dentre os 20 municipios da região da Grande Santa Rosa - A suinocultura ainda proprociona um incremento substancial na produção leiteira do município, uma vez que os dejetos produzidos são utilizados para adubação de pastagens fazendo com que os produtores de leite produzam leite com 20% a menos do que gastariam na adubação das pastagens.
Foto: José Arno