09 abril 2010

Pelotas surpreende Grêmio e vence no Olímpico

O Pelotas cometeu o crime no estádio Olímpico, na noite desta quinta-feira. O time do Sul do Estado pôs fim a uma série de marcas positivas que o Grêmio ostentava ao vencer por 2 a 1, de virada, e se classificar às semifinais da Taça Fábio Koff. O Tricolor está eliminado do segundo turno do Gauchão. De uma só vez, o Pelotas encerrou mais de ano e meio de invencibilidade na casa do Grêmio e a série de 15 vitórias consecutivas dos comandados de Silas.
Maylson abriu o placar, mas Tiago Duarte, duas vezes de pênalti, garantiu a vitória do Pelotas, que enfrentará o São José na briga por um lugar na final da Taça Fábio Koff. O Grêmio espera pelo campeão do turno para decidir o estadual.
O primeiro tempo foi corrido, com pressão do Pelotas. O time visitante pressionou na marcação e na finalização. Aos 12 minutos, Maicon Sapucaia armou contra-ataque rápido e deixou Alex Dias sozinho com Victor, mas o atacante do Pelotas desperdiçou.
Nas poucas vezes que o Grêmio subiu ao ataque até que levou perigo, mas a bola permaneceu mais tempo no meio do campo. Apenas no final da primeira etapa que o Tricolor passou a pressionar.
Aos 32 minutos, Bergson chutou em cima do goleiro e perdeu boa oportunidade de abrir o placar. Com o clima tenso, sobrou até cotovelada para o atacante Jonas, que o árbitro não viu. Um minuto depois, aos 47min, chegou o gol do Tricolor: Bergson dominou cruzamento após falta, matou a bola no peito e chutou cruzado. Maylson apareceu no local certo e colocou para dentro.
Beto Almeida continuou com o mesmo discurso de antes do jogo. “O Pelotas está bem e vai jogar para ganhar. Temos condições de vencer a partida”, dizia o técnico. E ele acertou.
O Pelotas entrou pressionando no segundo tempo. O Grêmio tentou diminuir o ritmo da partida, e Silas colocou Hugo no lugar de Bergson para prender mais a bola. Não adiantou. Victor cometeu uma falta boba em cima de Tiago Duarte, que tentava dominar a bola dentro da área. O próprio atacante cobrou e, com uma paradinha, deslocou o goleiro e empatou a partida aos 22 minutos.
O gol do Pelotas reacendeu o jogo, e o Grêmio foi ao ataque. No entanto, econtrou um time bem armado na defesa e com contra-ataques rápidos. Num desses, o zagueiro Mário Fernandes cometeu outra falta dentro da área, levou cartão amarelo e propiciou a virada do Pelotas: Tiago Duarte de novo, desta vez sem paradinha, colocou o Pelotas na frente. Eram 33 minutos do segundo tempo.
A partir daí o que se viu foi uma verdadeira pressão gremista, mas a bola parou no goleiro Jônatas. Nervosos, os jogadores do Grêmio cometeram faltas desnecessárias. Douglas perdeu a cabeça, chutou a bola no auxiliar e foi expulso. Apesar dos cinco minutos de acréscimo, o Grêmio não conseguiu empatar.
Domingo, o São José recebe o Pelotas no Passo D'Areia. Quem ganhar vai para a final da Taça Fábio Koff contra o vencedor de Inter x Ypiranga. O Grêmio espera o vencedor do segundo turno ara a decisão final.