28 abril 2010

Rio Uruguai em Porto Mauá parou de crescer às 5 horas de hoje, o nível atingiu 13m25cm

Na sexta-feira, 23 de abril de 2010, o nível das águas do rio Uruguai começou a subir em Porto Mauá, na região noroeste do estado, divisa com a cidade Argentina de Alba Posse. No sábado, às 18 horas, atingiu o nível máximo de 9m60cm. No domingo começou baixar e estacionou quando atingiu oito metros. Na segunda-feira, voltou a subir e na terça-feira, 27, às 13h45min, estava em 12m20cm.
Segundo contato realizado com o Sr. Carlinhos Mallmann, 2º Sgt BM Cmt do 1º/2ºPBM - Itapiranga – SC, município que faz divisa com o Rio Grande do Sul, às 12 horas, o rio Uruguai estacionou com 10,04cm metros acima do nível normal.
Segundo José Vicente Miranda Regina, responsável do Planejamento e Programação Hidroenergética da Barragem de Itá, Tractebel Energia S/A, o tempo está firmando no alto Uruguai e estamos sem chuva forte à quase 24 horas. A previsão metereológica indica que devemos ter manutenção de tempo estável nos próximos cinco dias, com isso, a tendência é que as vazões afluentes ao sistema de reservatórios do alto rio Uruguai diminua durante o dia de hoje. No momento, a vazão que está saindo da UHE Itá está mantido em 12.800m³/s, mas nas próximas horas devemos começar a verificar uma redução gradual, acompanhando a diminuição das afluências.
Para as águas entrarem nas lojas em frente da Aduana de Porto Mauá, o nível do rio deverá atingir 12m60cm.
A última cheia havia ocorrido em 30 de setembro de 2009, quando atingiu a marca de 11,9 metros.
Como as enchentes em Porto Mauá são superiores em torno de 30 a 45% do que em Itapiranga, o nível das águas deverá passar provavelmente dos 13 metros em Porto Mauá. Quando as águas pararem de crescer em Itapiranga, levará 17 horas para parar de crescer em Porto Mauá.
A travessia da balsa é suspensa quando o nível atinge 9m70cm.