05 abril 2010

Terremoto é sentido por mais de 20 milhões e mata dois no México

Um dos terrmotos mais fortes em quase duas décadas no noroeste do México e no sudoeste dos Estados Unidos deixou, no domingo, dois mortos no lado mexicano. Além disso, o tremor foi sentido por milhões de pessoas, sacudiu edifícios em Los Angeles, Phoenix e Las Vegas e causou danos nos dois países.
O terremoto com 7,2 graus de magnitude na escala Richter ocorreu às 15h40min (horário local), com epicentro a cerca de 60 km ao sudeste da cidade fronteiriça de Mexicali, capital do estado da Baixa Califórnia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O abalo se deu a uma baixa profundidade, de cerca de 10 quilômetros.
Na hora seguinte ao tremor, réplicas entre 4,3 e 5,1 graus de magnitude foram sentidas, além de dezenas de tremores de menor intensidade. O terremoto foi sentido com mais força em Mexicali, cidade que é um dos mais movimentados centros comerciais do país.
- Neste momento parece que sentiram o terremoto pelo menos 20 milhões de pessoas - disse a sismóloga Lucy Jones - A maior parte do sul da Califórnia sentiu esse tremor.
O diretor da Defesa Civil da Baixa Califórnia, Alfredo Escobedo, disse que um homem morreu no interior de Mexicali, quando sua casa foi derrubada pelo abalo sísmico. Além disso, Escobedo acrescentou que outro homem morreu ao ser atropelado por um carro desgovernado em uma rua, no momento do tremor.
Pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, a maiora por serem atingidas por objetos que caíram dentro de suas casas. Cerca de 20 réplicas foram sentidas, segundo Escobedo.