21 abril 2010

Unindo olhares sobre o contexto educativo

Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da SETREM estréia com reflexões sobre a prática de ensino nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Iniciou nesta segunda-feira, dia 19, o 11º Ciclo de Estudos Independentes e 11ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da SETREM. Dirigido a profissionais e estudantes da área da Educação, o evento estreou com o tema ‘Prática de Ensino no Ensino Fundamental’, ministrado pela Doutoranda em Educação Ana Carla Hollweg Pwaczuk, membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A pesquisadora, na ocasião, abordou as práticas de leitura e escrita no contexto das séries iniciais do Ensino Fundamental e apresentou seus estudos realizados na comunidade escolar de Santa Maria/RS. “Vivemos em uma sociedade capitalista pautada pela produção e esta necessidade, muitas vezes, nos atropela. Desta forma, a leitura e a escrita, tida como elemento de destaque na formação do individuo, tem sido negligenciada, quando antecipa ou coloca uma lógica de produção no aprendizado, descuidando a vivencia de infância. Estamos deixando de lado o lúdico.”
Ana Carla mostrou, aos presentes, práticas de ensino visando promover e ampliar o trabalho do professor. “São idéias que estamos estudando e desenvolvendo. Estratégias que mediam a construção da valorização da infância.”
O próximo encontro será na terça-feira, dia 27. Neste ocorrerá ‘Educação em Tela’, um debate sobre o filme ‘Nenhum a menos’. Farão considerações os professores da SETREM: Valsenio Gaelzer, Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber, Márcia Terra Marques Caramão e Angelita Luisa Güllich Scherer.