A semana que passou foi marcada por intensos debates em relação ao tema Barragens. A notícia se originou do encontro de lideranças da região em Brasília no dia 19 de maio, tendo como anfitrião o Ministro de Minas e Energia, Sr. Márcio Zimmermann. No ato estavam presentes o Prefeito Guerino Pedro Pisoni e o Presidente da Câmara Municipal de Porto Mauá, Sr. Alir da Rocha.
A audiência no Ministério, teve caráter técnico e, serviu como orientação em relação ao projeto binacional de construção de duas usinas hidroelétricas no Rio Uruguai previstas para os próximos anos. Segundo as informações, a fase inicial em já em conclusão, envolve o estudo de viabilidade técnica e é composto de levantamento topográfico, fotográfico e geo-referenciamento dos pontos afetados. Uma das usinas esta localizada em Garruchos, denominada Garabi e outra no município de Alecrim, chamada Panambi.
A fase seguinte compõe-se do estudo sócio-ambiental e de engenharia, o que provavelmente acontecerá nos próximos meses. Também serão marcadas audiências públicas na região, onde estarão presentes técnicos da Eletrobrás e representantes do governo federal.
A barragem indicada para o vizinho município de Alecrim afetará principalmente balneários e áreas urbanas de Porto Mauá e de Alba Posse na Argentina, além de alagamento de áreas rurais nos municípios de Alecrim, Porto Mauá, Novo Machado e Mauricio Cardoso.
Em Alecrim, confirmando-se as medidas do projeto atual, o nível máximo chegaria a 40 metros de altura na barragem. Daquele ponto até Porto Mauá, são aproximadamente 42,00 Km de distância pelo Rio Uruguai acima, e um desnível aproximado de 14 mts, o que daria na sede do município uma altura de àgua de 26 mts acima da cota 104, em frente a ADUANA. aproximadamente 3 mts a mais do que a maior enchente registrada no ano de 1983, que alcançou um nível máximo de 23 mts.
Sendo assim, Porto Mauá teria uma redução de seu território em 30% aproximadamente provocado pelo alagamento, o que corresponde aproximadamente a 31,66 Km2. A área total do município atualmente é de 105,56 Km2.
Neste sentido, a Administração Municipal com o dever de informar a população e sensível ao impacto que a notícia causou a todos, comunica aos interessados neste tema, que tenham controle e confiança em seus representantes, pois até o presente momento as Barragens são projetos, portanto existem debates e estudos que trarão maiores detalhes desta proposta. Tanto o Executivo, quanto o Legislativo Municipal estão atentos aos avanços dessa discussão e darão toda a publicidade dos fatos, pois temos consciência de nossa responsabilidade, estando sempre defendendo os interesses da maioria da população Porto-mauense.
Maiores informações poderão ser obtidas junto a Prefeitura Municipal.
Texto: Guerino Pedro Pisoni (Prefeito Municipal)
Foto: Vilson Winkler