29 maio 2010

De Cinquentenário, um novo Bispo à Igreja

O ato de ordenamento de Vilson Basso, natural de Cinqüentenário, interior de Tuparendi, está programado às 9h deste domingo, 30, na localidade onde o sacerdote nasceu. Seguirá depois uma grande festa da comunidade, para comemorar o feito histórico. A Rádio Noroeste fará ampla cobertura do evento religioso. A Câmara entregará uma placa comemorativa, atendendo proposição de autoria do vereador Celito Perim (PT).
Vilson Basso foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI no dia 19 de março. Vai atuar na Diocese de Caxias, no Maranhão. Pertence à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, vinha atuando na cidade de Oro City, nas Filipinas, desde 2007, como formador da Congregação.
O novo Bispo nasceu no dia 12 de fevereiro de 1960 e foi ordenado sacerdote no dia 28 de dezembro de 1985. No último dia 12 de abril o religioso foi recepcionado pela comunidade de Cinqüentenário e conduzido em carro aberto até a Igreja Matriz, onde falou aos presentes na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
A ordenação será prestigiada por 10 bispos que já confirmaram suas presenças: José Clemente Weber (Diocese de Santo Ângelo), Murilo Sebastião Ramos Krieger (Arcebispo de Florianópolis), Geraldo Dantas de Andrade (Bispo auxiliar de São Luís do Maranhão), Vital Chitolina (Bispo prelado de Paratinga (MT), Estanislau Kreutz (Bispo Emérito de Santo Ângelo), Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges (Bispo de Viana e presidente da Regional Noroeste V – Maranhão), Enemésio Ângelo Lázzaris (Balsas/Maranhão), Antônio Wagner da Silva (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro), Wilson Tadeu Jönck (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro) e Carmo João Rhoden (Taubaté (SP).