Doze anos depois, o PT conseguiu recompor ontem um triunvirato de esquerda para disputar o Piratini. PC do B e PSB anunciaram apoio a Tarso Genro e indicaram Beto Grill (PSB) como vice. A última vez em que os três partidos estiveram juntos no primeiro turno para o governo estadual foi em 1998.
Beto Grill é médico, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Cristal e São Lourenço do Sul. Comunistas e socialistas indicarão um dos candidatos da frente ao Senado – o outro será o senador Paulo Paim (PT) –, e concorrerão coligados nas eleições para Câmara e Assembleia.
– Desde agora, Tarso é o nosso candidato a governador. Hoje, estamos indo para uma candidatura que unifica novamente um campo político relevante no Estado – afirmou o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que até a semana passada era pré-candidato a governador.
A deputada federal Manuela D’Ávila (PC do B) completou:
– Estamos muito felizes porque estamos entre companheiros.
Beto Albuquerque definiu como “velhos companheiros” os dirigentes de PT e PC do B que acompanharam o anúncio da frente, na sede dos comunistas na Capital. Ele lembrou que os três partidos caminham próximos desde 1989, participam do governo Lula e apoiam a candidatura de Dilma Rousseff (PT) para a Presidência. E, por ter recusado a hipótese de ser vice de Tarso, brincou:
– Se queriam um Beto de vice, aí está.
Nascido em Pelotas há 55 anos, Beto Grill vai para sua segunda eleição majoritária seguida ao governo do Estado. Em 2006, ele fez 36,8 mil votos e ficou em sétimo lugar. Além de ser um dos nomes mais fortes do partido, Grill é uma tentativa de buscar votos na zona sul do Estado.
– É um desafio, mas um desafio positivo. Estamos convencidos de que Tarso representa o melhor para o Estado retomar o caminho do desenvolvimento, e, por isso, o PSB decidiu apoiá-lo com muita tranquilidade.
Após considerar “legítima” a vontade de Beto Albuquerque de disputar o governo, Tarso disse que vinha negociando há uma ano com as legendas.
– Essa composição reafirma a nossa história, mas é uma composição de um novo tipo, de uma nova época.
PT de Três de Maio ganha novo Diretório Municipal
O Partido dos Trabalhadores de Três de Maio ganhou uma nova casa. O Diretório Municipal do PT agora fica na Rua Horizontina nº 1153, centro do município. Lá, militantes do partido, simpatizantes e filiados poderão participar dos encontros agendados sempre aos domingos à noite, a partir das 19h. No dia 13 de junho (domingo), às 18h, acontece o Encontro Municipal do PT, quando entra na pauta as eleições 2010 e a atual conjuntura política no Estado e no país. A nova sede do PT em Três de Maio agrega uma ampla estrutura física, que inclui sala específica para reuniões e debates e fica ao lado da Loja CH Modas, em frente ao antigo depósito da Liquigás. Para o atual presidente do Partido dos Trabalhadores de Três de Maio, Ivan Gollin, a nova sede do PT Municipal corresponde a uma expectativa dos filiados e militantes políticos em ano eleitoral e colabora para os andamentos prévios dos trabalhos a serem desenvolvidos de agora em diante. “O nosso diretório fica numa área bem localizada, talvez a melhor sede que já tivemos em Três de Maio e vai beneficiar diretamente todo um trabalho político perpassando por questões de marketing até os encontros que servirão de base sólida para campanhas futuras”, detalha Gollin.