A chegada do pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, gerou grande movimentação de políticos locais, imprensa e representantes de entidades, no Centro Administrativo do Parque. Cerca de 200 pessoas aguardavam a chegada do tucano, que entrou no Parque da Fenasoja às 19h.
O tucano saiu da cidade de Santa Maria, de avião, às 17h30min, em direção à Santo Ângelo. Neste município embarcou em um veículo às 18h10min, quando se deslocou até Santa Rosa. Serra foi recebido pelo presidente da 18ª Fenasoja, Marlon Saling, e pelo prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi (PT).
Serra, que chegou acompanhado do deputado federal Osmar Terra, concedeu coletiva a imprensa local, que reuniu 20 repórteres locais e correspondentes de jornais da Capital, Rio de Janeiro e São Paulo. Ele disse que é uma atitude de respeito e satisfação visitar a região de Santa Rosa, em especial a Fenasoja, que tem como tradição a boa e pequena agricultura baseada em pequenas propriedades. Ele destaca que a região vem apresentando avanço no setor da indústria, graças a presença de grandes indústrias de implementos agrícolas: “é a primeira rodada de visita que realizo no Rio Grande do Sul, e quero conhecer os detalhes de cada região deste Estado”.
O prefeito Orlando entregou um documento reivindicando a construção de uma ponte internacional e barragens na região, geração de empregos, projetos de habitação, escolas técnicas, reforma na emenda 29 - que remete a destinação de recursos para a saúde - e a divisão de royalitis do petróleo. O documento foi assinado pela Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa e Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Fronteira Noroeste.
Em seguida Serra foi acompanhado pelo prefeito e o presidente da feira, que os levaram à uma visita no Parque da Fenasoja. Eles visitaram estandes de bancos, cooperativas e sindicatos.