16 junho 2010

400 jovens começam a se qualificar em Santa Rosa

Proporcionar qualificação profissional para gerar oportunidades. Esse é o principal objetivo do Programa do Governo Federal que foi lançado, na noite desta terça-feira(15), no Centro Cívico. O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, foi uma conquista da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Na ocasião do Lançamento estiveram presentes o Sr. Flávio Zacker e o Sr. Fabrício Dutra representando o Ministério. Eles elogiaram a organização da Administração com o programa e a forma como foram realizados os procedimentos de seleção dos jovens. O Prefeito Orlando Desconsi lembrou que a qualificação profissional foi uma promessa feita em campanha e que agora está sendo cumprida, “O Programa é mais uma conquista para os jovens do município que através dessa oportunidade estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho”. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Darós, também destacou a relevância de programas como este, “A qualificação profissional é fundamental para a inserção do cidadão no ambiente de trabalho formal. Nosso país está crescendo e se modernizando de uma forma muito rápida e, neste sentido, as forças de trabalho precisam acompanhar este avanço através do seu aperfeiçoamento profissional.”.
O convênio entre o Ministério e a Prefeitura terá um investimento total de R$875.950,00. Os cursos serão de 350/horas aula e duração de 06 meses. Uma das metas do programa é inserir no mínimo 120 jovens no mercado de trabalho. Mais de 600 jovens(18 a 29 anos) se inscreveram, sendo que, 400 começam as atividades no próximo dia 24, na Escola Estadual Cruzeiro. As aulas serão para as seguintes áreas: alimentação, construção e reparos, madeira e móveis, serviços domiciliares, serviços pessoais, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário. Os cursos serão ministrados pela Escola Capacitar Educacional de Bagé.
De acordo o gestor do Projovem em Santa Rosa, Valmir Pudell, “Treinar e qualificar jovens é dar créditos em conhecimento e proporcionar oportunidades para a vida e para o mercado de trabalho”. Os participantes além de ganharem o curso, também receberão transporte, lanche, kit estudantil, camiseta, seguro de vida e bolsa auxílio de R$ 100 por mês.