22 junho 2010

Academia Pública ao ar livre “Tchê Mexe Alegria”, já é realidade no município

A Secretaria Municipal da Saúde de Alegria, acaba de instalar junto a praça municipal da cidade o conjunto de equipamentos da Academia Pública ao Ar Livre, do Projeto “Tchê Mexe Alegria”, segundo o secretário municipal da saúde Valdir Rochinheski, esta conquista se deve muito ao esforço de Neusa Kempfer pela luta que teve junto ao ministério da saúde, na liberação dos recursos para a implantação desta academia, que vem de encontro com as propostas de fortalecer as ações de vigilância em saúde para grupos de risco e vulnerabilidade da população de Alegria, incentivando a prática de atividade física seguida de adoção de hábitos de vida ativos e saudáveis com base na Política Nacional de Promoção da Saúde. Com a finalidade de promover a saúde e prevenir Doenças e Agravos Não Transmissíveis, desenvolvendo ações integradas com a Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família.
Entre as atividades desenvolvidas no projeto estão à implantação de grupos de caminhada orientada e ginástica com um profissional de Educação Física.
O projeto será monitorado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, nutricionista, fisioterapeuta e profissional de Educação Física, que serão os responsáveis pelao desenvolvimento do projeto, assim como, pelas avaliações que serão realizadas com toda a população do município.
O público alvo do projeto são diabéticos e hipertensos que correspondem a 13,15% da população e portadores de doenças metabólicas (colesterol e triglicerídeo) que correspondem à aproximadamente 4,55% da população geral que é de 4.834 habitantes.
Com este projeto “Tchê Mexe Alegria” busca-se aumentar a prática de atividades físicas para toda a população de Alegria, uma vez que a Praça Municipal, onde foram instalados os equipamentos e serão desenvolvidas aulas com os grupos é um ponto de encontro dos munícipes alegrienses, e nossa proposta é gerar um ambiente mais ativo e saudável, inclusive nos momentos de lazer como finais de semana.
O Próximo passo é estender essa Academia para a Cascatinha Ponto Turístico do município e posteriormente para o Distrito de Espírito Santo, concluiu o Secretário Valdir Rochinheski.