A 19ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) anunciou nesta semana quem ocupará o cargo de Vice-presidente do evento. É Ângela de Faria Maraschin, a primeira mulher a assumir o cargo, em mais de 40 anos de Fenasoja, que acompanhará o presidente Elemar Lenz nos trabalhos de organização da 19ª edição que ocorrerá em 2012.
Ângela comanda há duas edições as atividades da Comissão de Pecuária da Fenasoja. Lutou intensamente para a construção da Casa do Leite, e trouxe grandes inovações para a última edição da Fenasoja, como o Concurso de Sólidos e a divisão da exposição e julgamentos dos gados de corte e leite durante a semana de realização da feira.
A portoalegrense de 31 anos é graduada em Medicina Veterinária e Mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Docente na Unijuí desde 2005, fazendo parte do Departamento de Estudos Agrários, também foi Médica Veterinária da Prefeitura Municipal de Ubiretama e Médica Veterinária da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, sendo a responsável pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Santo Cristo.
Hoje atua como Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e no Frigorífico Alibem, junto ao Serviço de Inspeção Federal n° 2146; produtora rural no município de Santa Rosa, criadora de bovinos de leite da raça Jersey desde 2003, membro do Colégio Brasileiro de Jurados da Raça Jersey; foi acolhida por esta terra, e vive intensamente a cultura e produção local.
Seu nome foi indicado pelo presidente Elemar Lenz ao Conselho Consultivo Permanente da Fenasoja e aprovado por unanimidade, em reunião na semana passada, no Centro Administrativo do Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson de Santa Rosa. A partir de então, Ângela, junto do presidente Elemar Lenz, iniciam o trabalho de composição da comissão central, escolhendo presidentes das comissões e assessorias que devem organizar a 19ª Fenasoja.