24 junho 2010

Austrália elege a primeira mulher como chefe do Executivo

A trabalhista Julia Gillard tomará posse nesta quinta-feira, às 23h30min do horário de Brasília, como primeira-ministra da Austrália, em substituição de seu correligionário Kevin Rudd, depois que ele perdeu o apoio do Partido Trabalhista, informou a rede de televisão "ABC". Julia será a primeira mulher a ocupar o cargo na Austrália.
A futura primeira-ministra australiana desafiou ontem a liderança de Rudd no Partido Trabalhista, aproveitando a queda de popularidade do chefe do Governo, e forçou uma votação interna, que não chegou a ser realizada hoje já que o primeiro-ministro reconheceu sua derrota.
No começo da manhã, Rudd contava com 30 dos mais de 100 votos de sua executiva, razão pela qual se retirou da disputa e reconheceu a vitória de Julia. O secretário do Tesouro da Austrália, Wayne Swan, ocupará a vaga de Julia de vice-primeira-ministra. Nem Rudd nem Julia quiseram das declarações aos jornalistas na saída da reunião, mas uma entrevista coletiva será realizada dentro de 45 minutos.
Julia tem pela frente a tarefa de reunificar seu partido e enfrentar os mesmos assuntos que enfraqueceram a liderança de seu antecessor. Por sua parte, o líder da oposição liberal, Tony Abbott, terá que reorganizar sua estratégia política e eleitoral diante da nova líder.