01 junho 2010

Campanha incentiva a realização de autoexame para prevenir câncer bucal

O governo do Estado lançou hoje (31 de maio), na abertura do Dia Estadual da Luta Contra o Câncer Bucal, uma campanha com orientações sobre os riscos, prevenção e diagnóstico da doença. Serão distribuídos 100 mil fôlderes que ensinam o passo-a-passo da realização do autoexame, que pode detectar lesões nos lábios, língua, céu da boca, gengiva e garganta, antes de se tornarem câncer.
Mais de 90% dos casos de câncer bucal têm chance de cura quando são detectados cedo. O fumo está associado a 90% dos casos da doença em homens e 60% em mulheres e o álcool, a 55% dos casos. A exposição excessiva ao sol e uma higiene bucal deficiente são outros fatores de risco.
O evento, realizado no auditório do Centro Administrativo do Estado, foi uma promoção do Comitê de Entidades de Classe da Odontologia (CECO/RS) com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A coordenadora do CECO, Salete Maria Pretto, agradeceu o apoio do Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado, presidido por Tarsila Crusius, para o desenvolvimento de ações de prevenção do câncer de boca.
Para Tarsila, o ajuste fiscal promovido pelo governo estadual tem sido a base a partir da qual o Estado voltou a investir em ações e campanhas como esta.
A diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Sandra Sperotto, destacou que a secretaria tem reforçado a rede de atenção onde se pressupõe o contato direto da população com serviços de atendimento integral à Saúde, que incluem a Saúde Bucal

Foto: Tarsila Crusius e Sandra Sperotto
Crédito: Nanda Duarte