21 junho 2010

Inverno chega com promessa de menos de 0°C

Quando o inverno começar, às 8h28min de hoje, a população enfrentará um frio inédito no Estado neste ano. A estação chegará com todo o rigor, trazendo uma das massas de ar polar de maior intensidade da temporada. Conforme o 8° Distrito de Meteorologia, deve fazer -1°C hoje. Também há previsão de geada.
Atemperatura cairá mais amanhã, quando a massa polar atinge em cheio o Estado. Para esta terça-feira, a meteorologia anuncia -2°C na Serra. Até aqui, a menor temperatura do ano havia sido de 1,2°C, no dia 9 deste mês, em Bagé.
Uma amostra do frio intenso foi oferecida ontem, quando a frente fria que trouxe chuva no fim de semana se afastou, e o ar gelado começou a avançar. Quaraí teve a marca mais baixa: 2°C. Porto Alegre registrou 8°C. Em Uruguaiana, houve formação de geada. Hoje, as temperaturas menores devem ser registradas na Campanha e na Fronteira.
A previsão climática feita em conjunto pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para o fim do El Niño, o que significa uma condição meteorológica sem sobressaltos. O prognóstico para junho, julho e agosto na Região Sul é de chuva um pouco abaixo da média e temperatura dentro do normal para a estação. Não deve ser nem um inverno especialmente frio, nem mais quente do que o habitual. Há divergências, no entanto, sobre a maior onda de frio: para Estael Sias, poderá ser sentida apenas em agosto. Já Jonatahn Cologna, da Somar Meteorologia, projeta que o maior frio poderá ser sentido no final deste mês.