O senador Paulo Paim participa no sábado, 19, de um almoço especial na localidade de Ponte Alta, interior de São José do Inhacorá. O evento acontece no salão da comunidade católica e vai reunir filiados ao Partido dos Trabalhadores de diversas cidades da região. Além do churrasco que será servido, o cardápio do senador terá também o sabor de uma vitória coletiva de todos os aposentados brasileiros.
Trata-se do reajuste de 7,72% sancionado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira. Para aqueles que ganham mais de um salário mínimo o reajuste começa a ser pago em agosto. Cerca de 8,3 milhões de beneficiários receberão o aumento. Lula vetou a extinção do fator previdenciário, que inibe as aposentadorias precoces. Desde janeiro os aposentados e pensionistas recebem benefícios reajustados em 6,14%.
Como o índice de 7,72% é retroativo, o Ministério da Previdência Social afirmou que o reajuste será processado na folha de benefícios de julho, que será paga em agosto. O aumento retroativo a janeiro também poderá ser pago na mesma folha, dependendo da disponibilidade de recursos. “É uma dívida antiga que temos com os nossos aposentados. O Brasil devia isso a eles. Agora o governo está cumprindo com sua parte. A presença do senador Paulo Paim no sábado em Ponte Alta mostra que a sua luta é permanente e focada no povo. Este é o papel de um político de verdade”, detalha a pré-candidata do PT à deputada estadual Raquel Wünsch. Segundo ela, a lei sancionada demonstra a sensibilidade social de um governo para com aqueles que dedicaram anos de suas vidas no desenvolvimento do Brasil.