A partir desta segunda-feira (14/06) a vacina pneumocócica está disponível nos postos de saúde da rede pública como uma das presentes no calendário básico para crianças menores de 2 anos. A inclusão dessa vacina é um grande avanço, uma vez que protegerá esse público contra a bactéria Streptococcos pneumoniae (pneumococo), causadora de doenças como a pneumonias, sinusites, meningites e bacteremias na infância.Durante este ano, o objetivo é vacinar todas as crianças de 2 meses até menores de 2 anos. Ano que vem, a vacina passa a ser disponibilizada somente para crianças menores de um ano.
O pneumococo é uma bactéria que causa doenças invasivas como pneumonias bacterêmicas, meningite, sepse e artrite e não-invasivas como sinusite, otite média aguda, conjuntivite, bronquite e pneumonia. Esta bactéria é uma das principais causadoras de infecções em recém nascidos e em crianças até 2 anos de idade, sendo também responsável por 45% das pneumonias adquiridas na comunidade. Ela responde por 27% dos casos de pneumonia em crianças nos países em desenvolvimento e por 70% dos casos de doenças invasivas em menores de 2 anos de idade.
Estima-se que, nos países mais pobres, aproximadamente 5 milhões de crianças abaixo de 5 anos de idade morrem, anualmente, de pneumonia. Destas, em torno de um milhão são acometidas pelo pneumococo.
A vacina é de uso intramuscular e não deve ser administrada em indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da vacina. Em caso de doença febril aguda importante, a vacinação deve ser adiada.Esta vacina não se destina ao uso em adultos e idosos. Dados em humanos sobre o uso durante a gravidez ou a lactação não estão disponíveis.
A decisão de introduzir a vacina pneumocócica 10-valente ocorreu graças ao acordo de transferência de tecnologia para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos BioManguinhos da Fiocruz, que garantirá a sustentabilidade da vacinação no país. Anteriormente, estava disponível em apresentações 7 e 23-valente apenas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) destinadas a indivíduos especialmente suscetíveis ao pneumococo.