14 julho 2010

Dicas para viver melhor no frio intenso

Com a queda brusca da temperatura no Rio Grande do Sul, as pessoas devem se cuidar para não pegar um resfriado ou gripe. Em entrevista a Rádio Colonial, o médico sanitarista Sixto Bombardelli deu dicas importantes para enfrentar as temperaturas baixíssimas desta semana, como se agasalhar bem, protegendo as extremidades, beber bastante água, evitar lugares de aglomeração e ambientes fechados e se alimentar bem.
Bombardelli, também, recomendou as pessoas que quando estiverem numa sala que tenha ar condicionado ligado desliguem o aparelho, no mínimo, 40 minutos antes de saírem do local. Com esta medida, evita-se um "choque térmico as avessas", nas palavras do profissional.
Confira mais algumas dicas para você diminuir o risco de ficar doente nesse "gelo" todo:
- Faça exercícios de aquecimento antes de iniciar suas atividades, principalmente quando o trabalho exigir algum esforço físico.
— Vista muitas camadas de roupas. Tecido de algodão junto ao corpo ajuda a manter o calor. A lã é um bom isolante que ajuda a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é ideal para ser usado sobre as outras roupas.
— Proteja a cabeça e o pescoço, porque grande parte do calor é perdido por estas áreas.
— Proteja as extremidades para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, ocorre uma sensação de queimação na pele, que tende a mudar de cor do vermelho para o roxo até o branco.
— Quando a roupa estiver molhada, remova-a imediatamente, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.
— Beba líquidos. Chás e outras bebidas quentes ajudam a hidratar e a regular a pressão arterial.
— Proteja-se do vento sempre que possível.
— Cuide-se ao caminhar sobre terrenos cobertos por gelo ou neve. Redobre a atenção nas rodovias, porque o gelo na pista pode provocar derrapagem nos automóveis.