21 julho 2010

Maus motoristas terão que fazer curso de pilotagem em Santa Rosa

Motoristas que forem considerados culpados por acidentes em Santa Rosa terão de participar de curso ministrado pela Brigada Militar.
A medida, amparada por lei, começará a ser aplicada em primeiro de agosto quando os primeiros condutores indicados pelo Judiciário passarão a ter aulas de Pilotagem Básica com Segurança.
O curso, gratuito, é aberto à comunidade, incluindo quem utiliza motocicleta para trabalhar./ Conforme a BM, as motos representam 30% da frota da cidade e estão envolvidas em 60% dos acidentes. O juiz da 2ª Vara Criminal de Santa Rosa, Eduardo Busanello, disse que a punição foi a forma que o Judiciário encontrou, juntamente com a BM, para sensibilizar os condutores.
Segundo a lei, de 1995, que dispõe sobre juizados especiais civis e criminais, após a Brigada ou a Polícia Civil registrar ocorrência de um acidente de trânsito, o fato é apresentado ao Ministério Público. Cabe ao MP solicitar audiência preliminar na 2ª Vara, que julga as ações referentes a delitos de trânsito.
A decisão da punição ao autor da infração é discutida na audiência preliminar, junto com a vítima. Segundo Busanello, há motoristas habilitados, mas não preparados para enfrentar o trânsito.
* A imagem é meramente ilustrativa.