28 julho 2010

Organização britânica propõe cinco atitudes simples que garantem maior qualidade de vida

Um estudo do governo britânico afirma ter identificado cinco atitudes que ajudam a elevar a qualidade de vida. A pesquisa foi divulgada pela The New Economics Foundation (NEF), organização dedicada a desenvolver estudos sobre o tema. 
Ter tempo para dedicar-se às pessoas, para desenvolver atividades físicas e de lazer, para perceber as mudanças ao redor, continuar aprendendo e para ajudar ao próximo são os componentes básico para uma vida feliz e plena, afirmam os especialistas. Para chegar ao resultado, os pesquisadores se basearam em ítens como felicidade, contentamento, prazer, curiosidade e engajamento. 
Enquete: qual desses itens você considera que precisa valorizar mais em sua vida?
Ao todo, foram examinados centenas de trabalhos de cientistas de todo o mundo em 2008.Com os dados da pesquisa em mãos, o objetivo é que se possa nortear políticas públicas não só na Inglaterra como no mundo inteiro. 
Os cinco pontos propostos pelos pesquisadores fazem referência a pequenas atitudes e formas de pensar que cada indivíduo pode seguir para ter uma maior realização pessoal. 
Confira as propostas da NEF para melhorar a sua qualidade de vida:
Conecte-se: 
Com as pessoas à sua volta. Com sua família, amigos, colegas e vizinhos. Em casa, trabalho, escola ou em sua comunidade local. Pense nisso as pedras fundamentais de sua vida e invista tempo no seu desenvolvimento. A construção destas conexões servirá de apoio e vai enriquecer você todos os dias. 
Seja ativo: 
Caminhe ou corra. Saia à rua. Pedale. Jogue um jogo. Dedique-se à jardinagem. Dance. Exercícios farão você se sentir bem. Mais importante ainda, descubra uma atividade física que você goste, uma que se encaixe nas suas possibilidades motoras e físicas. 
Perceba: 
Seja curioso. Enxergue a beleza. Note o inusitado. Observe a mudança das estações. Saboreie o momento, se você está em um trem, almoçando ou conversando com amigos. Esteja ciente do mundo ao seu redor e o que você está sentindo. Refletir sobre suas experiências vai ajudá-lo a apreciar o que importa para você. 
Continue aprendendo: 
Tente algo novo. Redescubra um interesse antigo. Se inscreva para aquele curso que tanto deseja. Assuma uma 
responsabilidade diferente no trabalho. Conserte uma bicicleta. Aprenda a tocar um instrumento ou a cozinhar seus alimentos favoritos. Defina um desafio que lhe fará feliz ao alcançar. Aprender novas coisas será divertido e vai torná-lo mais confiante. 
Ajudar ao próximo: 
Faça algo agradável para um amigo ou para um estranho. Agradeça alguém. Sorria. Voluntarie o seu tempo. Entre para um grupo da comunidade. Olhe para fora, bem como para dentro. Ver a si mesmo, e a sua felicidade, vinculada à de sua comunidade pode ser extremamente gratificante e lhe fará criar conexões com as pessoas ao seu redor.