A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação "Tapete Persa" na manhã desta terça-feira em nove Estados. O objetivo da ação é combater crimes de pedofilia pela internet. No Rio Grande do Sul, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, três deles em Porto Alegre, um em Novo Hamburgo e outro em Pelotas. Discos rígidos de computadores, fitas de vídeo, CDs e DVDs já estão na sede de PF, na Capital.
A previsão é de que sejam cumpridos outros 76 mandados em Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Mais de 400 policiais federais participam da ação, que tem caráter internacional, em cooperação com a Interpol e a Polícia Criminal de Baden-Württenberg, da Alemanha.
Durante a Operação Perserttepich & Collection, deflagrada em junho de 2009, a polícia alemã realizou o monitoramento de redes ponto-a-ponto (P2P) na internet, utilizadas para o compartilhamento dos mais diversos arquivos digitais, dentre eles imagens e vídeos de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Após realizar a varredura da rede mundial de computadores, em busca de criminosos que estariam distribuindo, compartilhando e divulgando tais materiais criminosos já conhecidos, a polícia alemã identificou milhares de usuários em todo o mundo, inclusive no Brasil. No primeiro semestre de 2009, a unidade central da PF para crimes de pedofilia iniciou investigações preliminares para identificação dos locais utilizados pelos suspeitos no Brasil.