03 julho 2010

Suínos voltam à Expointer após afastamento em função da gripe A

Depois de uma temporada afastados dos pavilhões da Expointer, os suínos estão de volta para a edição deste ano, que será realizada entre 28 de agosto e 5 de setembro. Com o prazo de inscrição para a exposição encerrado ontem, os criadores já contabilizavam 143 animais com presença confirmada nos boxes do Parque Assis Brasil, em Esteio.
Sem a preocupação com a gripe H1N1, os criadores de suínos comemoram a possibilidade de retornar à feira. É o caso de Ilanio Johner, da Granja Balduíno, de Cruzeiro do Sul. No ano passado, ele foi um dos que defenderam a presença dos exemplares na Expointer – a não participação atendeu a uma recomendação técnica, diante da possibilidade de humanos contaminarem os animais.
– Para nós, criadores, o evento é muito importante para divulgar o trabalho da granja – avalia Johner.
Valdecir Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), lembra que, apesar de desgastante, o episódio do último ano serviu para ajudar a esclarecer que os animais “não tinham nada a ver com a doença”. A volta ao parque é vista como positiva e pode ajudar o setor.
– Estamos vivendo um momento de recuperação. Os produtores estão apostando que este ano seja melhor do que 2009. A Expointer serve como vitrina – completa.