28 julho 2010

Superintendente da Polícia Federal garante permanência dos postos da Fronteira

Os serviços dos postos avançados da Polícia Federal em Porto Xavier, Porto Mauá, Aceguá e Quaraí, na fronteira com a Argentina, permanecerão funcionando até, pelo menos, o final do ano. A garantia foi dada nessa terça-feira, 27 de julho, pelo superintendente da Polícia Federal, Ildo Gasparetto, ao presidente da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, Vilmar Perin Zanchin, durante reunião na sede da PF. Estavam também presentes o prefeito de Giruá, Ângelo Fabiam Thomas; vice-prefeito de Porto Xavier, Delci Schropfer, e o secretário do Município, além do coordenador-geral da FAMURS, Rogério Coser.
O fechamento dos postos estava previsto inicialmente para o dia 7 de julho e em função da mobilização dos prefeitos e lideranças regionais, o prazo foi prorrogado para o dia 1 de agosto.
- Nos tranquiliza bastante a garantia dada hoje pelo superintendente que os serviços dos postos da PF na Fronteira permanecerão funcionando – disse Zanchin.
O prefeito Fabiam aplaudiu o anúncio e destacou que vai levar a boa notícia para os demais prefeitos e lideranças da região.
Caso ocorresse o fechamento dos postos da Polícia Federal, os visitantes, para ingressarem legalmente no país, deveriam dirigir-se à Delegacia Regional de Santo Ângelo, distante mais de 100 km dos referidos postos, o que facilitaria o ingresso clandestino no país. Além disso, o fechamento dos postos, acarretaria imenso prejuízo a essas regiões, e ao próprio Estado, em face da possibilidade de aumento de infrações diversas referentes ao contrabando, tráfico de entorpecentes e ao ingresso clandestino de estrangeiros no país, fatos que, sem dúvida, são coibidos pela presença dos integrantes da Polícia Federal nos referidos postos.
Durante a reunião com o superintendente da PF, os prefeitos alertaram ainda que com a medida anunciada ocorreria a diminuição do fluxo turístico, com consequências econômicas aos Municípios da região das Missões e Grande Santa Rosa, os quais são os que mais recebem visitantes dos países do MERCOSUL e, igualmente, nos demais Municípios do Estado, como os da Serra Gaúcha e do Litoral, em face de que estes postos são a porta de entrada destes visitantes no Estado.
Ildo Gasparetto solicitou que os prefeitos continuem a mobilização, enviando ofício à PF, de modo que a medida seja extendida para os próximos anos.