A massa de ar polar que atua sobre o Estado desde o início da noite desta segunda-feira mostrou sua força na madrugada de hoje. Vacaria registrou temperatura negativa e, até as 5h, cravava a menor mínima do país, com -1,3ºC.
Outros municípios chegaram perto da medição negativa: Santa Rosa (0,5ºC), Quarai (0,3ºC) e Soledade (1ºC). Na Capital, a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 5ºC.
A terça-feira inicia com tempo seco e formação de geadas em diversos pontos do Estado. Destaque para a Serra, onde o frio será mais intenso. O tempo continua firme na maior parte do Rio Grande do Sul.
Somente no extremo noroeste, áreas de instabilidade ganham força, a quantidade de nuvens aumenta e chove rápido e isolado à noite. Não há previsão de temporais e, no decorrer do dia, o sol eleva um pouco a temperatura.
Quarta-feira chuvosa
Na quarta-feira, instabilidades se espalham sobre o Rio Grande do Sul e provocam chuvas irregulares, de baixo volume. Também não há previsão de temporais, e o tempo firme será na maior parte do dia — apenas no extremo noroeste a condição é favorável para chuva na madrugada.
O aumento da nebulosidade diminui a intensidade do frio das primeiras horas do dia. Em Porto Alegre, o sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva chegam a partir da tarde. Não chove forte. Mínima de 10°C e máxima de 19°C.