31 julho 2010

Vento forte derruba árvore e destelha casas em Santa Maria

O vento forte que atingiu Santa Maria na manhã deste sábado provocou estragos pela cidade. Uma árvore de cerca de 20 metros de altura caiu sobre uma casa no bairro Carolina.
O motoboy Pedro Adoni Galiano da Silva, 45 anos, e seu filho, Peter Done, 19 anos, não estavam no local no momento. O jovem, que estava em uma festa e chegou em casa 15 minutos depois da destruição, pode ter escapado de uma tragédia maior, já que o tronco da árvore atingiu sua cama. Depois do susto, eles foram para a casa de parentes, levando roupas e objetos que conseguiram salvar dos entulhos.
De acordo com a Defesa Civil municipal, pelo menos 20 casas foram destelhadas em diversos bairros de Santa Maria. Lonas foram providenciadas para cobrir as estruturas.
O vento também ajudou a espalhar um incêndio, no campo de instrução do exército no município. O fogo se alastrou por cerca de 300 hectares. Foram necessários além dos bombeiros, 60 homens do exército para controlar as chamas.
De acordo com os dados do Inmet, às 3h50min, as rajadas de vento chegaram a 117,5 km/h e a temperatura disparou aos 26°C em Santa Maria. Às 10h35min fazia 16,7°C, uma variação de quase 10°C em pouco menos de sete horas.