21 agosto 2010

Acampamento Farroupilha começa a tomar forma em Porto Alegre

O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho começou a ganhar ares de acampamento farroupilha na manhã de sábado. Entre um chimarrão e outro, homens vestidos a rigor se espalham pelo terreno carregando toras de madeira, prego e martelo. Desde as 5h, caminhões lotados de material chegavam ao local.
Engajadas, dezenas de prendas se juntam a seus maridos e improvisam uma equipe técnica no parque. Servem o café da manhã, alcançam água e pensam na preparação do almoço, um suculento arroz com linguiça.
— Servimos também uma cachacinha. Peão que é peão não trabalha sem uma pinga — se diverte Marília Correia Moraes, 69 anos, integrante do Piquete Ranchos do Cavalo e Meu Velho Pai.
Em outro canto, uma churrasqueira improvisada dá indícios de que uma carne está para ser assada ali.
— Vai ser um espinhaço de ovelha para 15 pessoas — comemora Carlos Rogério Maduré de Souza, 43 anos, patrão do Piquete a Ferro e Fogo.
Há quem não conseguisse relaxar. No setor 2, Jorge Pereira, 56 anos, reclama da confusão:
— Todos os anos a demarcação era a mesma e agora mudou tudo. Estamos com os caminhões aí, mas ainda não montamos nada. Temos medo que mude tudo de novo.
De acordo com o presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilha, Vinícius Brum as mudanças na diagramação dos mapas foi feita com o objetivo de dar mais segurança para os acampados.
— Vamos resolver cada caso em separado, mas, no geral, está tudo dando certo. É um clima de consagração — afirma Brum.
Programação
A montagem dos lotes vai até dia 3 de setembro:
— 7 de setembro abertura oficial
— 20 de setembro se encerra o evento
— Desfile temático — 19 de setembro, às 21h, na Av. Edvaldo Pereira Paiva
— Desfile tradicional e cívico militar — 20 de setembro, às 8h30min, no mesmo local