13 agosto 2010

"As ondas de frio tendem a continuar até o mês de setembro", diz meteorologista Estael Sias

A meteorologista Estael Sias participou de um chat para esclarecer as constantes mudanças climáticas no Estado. Nos últimos dias, prognósticos de neve, chuva, fortes ventos e o constante frio deixam os gaúchos em alerta. Confira abaixo alguns dos principais temas do chat e leia a íntegra ao final do texto:
Influência do ciclone:
"O ciclone está atuando no mar entre o litoral do Uruguai e sul do Estado e está contribuindo com os ventos em todo o leste gaúcho. O ciclone começa a se afastar da costa amanhã, portanto, nas próximas horas segue o vento no Litoral."
Possibilidade de neve:
"Ontem os prognósticos nos indicavam um cenário mais propício, mas ainda há uma chance entre a noite de hoje a próxima madrugada. A presença do ciclone no mar é fundamental para trazer umidade e formar nuvens na Serra e Leste do Estado."
Frio até quando?
"Essas ondas de frio mais persistentes e intensas tendem a continuar até o mês de setembro, quando se encerra o inverno, porém sob a influência do la Niña é possível que ainda tenhamos alguns dias de frio no mês de outubro devido à entrada de massas de ar polar, mas é claro períodos de aquecimento já irão ocorrer neste mês."
La Niña:
"Os climatologistas analisam é que o fenômeno La Niña já está ativo e vai se intensificar nos próximos meses, com maior atividade entre a Primavera e o Verão. Isso é sobre o La Niña. Já em relação aos seus efeitos sobre o RS, outras variáveis devem ser consideradas. Mas tipicamente sabemos que o La Niña reduz as chuvas no Estado, sobretudo, nos meses de Verão quando a chuva já é tipicamente mais irregular."