20 agosto 2010

Cameron Diaz lidera ranking de "celebridades perigosas" para os internautas

A atriz americana Cameron Diaz assumiu a liderança, nesta quinta-feira, da lista elaborada pela firma de segurança informática McAfee das celebridades mais perigosas da rede. Diaz superou Julia Roberts no que diz respeito à sua capacidade de atrair internautas para sites falsos que escondem softwares maliciosos.
Estrelas de cinema e modelos encabeçam a lista anual "Celebridades mais Perigosas", publicada pela empresa de informática radicada no norte da Califórnia, que a gigante dos microprocessadores Intel está comprando em um negócio de 7,68 bilhões de dólares.
O presidente Barack Obama e a ex-candidata republicana à vice-presidência Sarah Palin, ao contrário, apareceram na lanterna da lista da McAfee, representando ameaça bem menor no que diz respeito a tópicos de busca na internet. "Os criminosos da web costumam usar os nomes de celebridades para atrair pessoas para sites que na verdade escondem softwares maliciosos", alertou a McAfee em um comunicado. "Qualquer um que vá conferir os últimos vídeos ou fotos pode acabar com um malware escondido no computador", acrescentou.
As buscas na internet centradas em Cameron Diaz demonstraram ter uma chance em dez de conduzirem a sites perigosos criados para ludibriar os visitantes a baixarem involuntariamente vírus para seus computadores, comprometendo e expondo seus dados, alertou a McAfee. Dezenove por cento dos sites encontrados por buscas de "screensavers de Cameron Diaz" escondiam softwares maliciosos.