A TV chilena exibiu nesta quinta-feira imagens dos 33 mineiros presos em uma mina a 700 metros sob a terra, onde aparecem organizados e com o moral alto. As imagens mostram oito mineiros - todos sem camisa - enquanto um membro do grupo, que não se identifica, descreve a situação.
— Aqui temos tudo bem organizado... álcool, remédios, desodorantes, pasta de dentes... Aqui é como um cassino nosso. Alguns colegas fizeram todo o possível e inventamos um dominó — revela o homem em meio a risadas do grupo.
Durante a narrativa, os mineiros ao fundo cumprimentam a câmera e um homem diz: "saudações a minha família, nos tirem logo, por favor". O primeiro mineiro retoma a palavra:
— Aqui é o local onde nos entretemos e nos castigamos (comemos), aqui fazemos nossa reunião, todos os dias, planejamos e rezamos; aqui realizamos uma assembleia, diariamente, para que todas as decisões tomadas sejam baseadas, de alguma forma, nos 33 que estão aqui dentro. Está bastante organizado, porque aqui tiramos a água para escovar os dentes, lavar o rosto... fazemos uma limpeza básica.
No total, a TV chilena exibiu 45 minutos de imagens, que foram acompanhadas pelos familiares dos mineiros que permanecem em um acampamento montado nas imediações da mina. O grupo está preso em uma mina no norte do Chile há três semanas e seu resgate pode demorar meses.