12 agosto 2010

Escola de Três de Maio disputa Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar

A Escola Estadual Professora Glória Veronese (CIEP), do município de Três de Maio, é a vencedora da etapa regional do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (SE) e pelo Comitê Estadual de Avaliação do prêmio. A escola concorreu com outras 120 instituições , sendo 42 municipais e 78 estaduais. A etapa nacional do concurso será realizada em novembro, em Brasília.
- É com satisfação que acompanhamos o crescimento desta escola do interior. Serve de exemplo a toda a nossa rede estadual o esforço, dedicação e os resultados obtidos pela escola de Três de Maio, afirmou o secretário da educação Ervino Deon.
O Prêmio é realizado desde 1998, e busca não só premiar as escolas com melhores resultados, mas incentivar o planejamento escolar. As instituições de ensino reconhecem seus pontos fortes e identificam as áreas que devem ser reforçadas. O prêmio busca orientar os gestores das escolas a desenvolverem a cultura de auto-avaliação de gestão, visando ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. O objetivo é incitar a melhoria contínua das escolas por meio da elaboração de planos de ações pedagógicas, administrativas ou estruturais.
Entre os critérios que levaram a escola a vencer a etapa regional é o combate a evasão escolar. Com 291 alunos matriculados, a Escola Estadual Professora Glória Veronese, reduziu o índice de evasão de 20% em 2005 para apenas 2,6% em 2009 e mantém projetos sociais com a comunidade do município de Três de Maio. A escola disputará na próxima semana, com as demais representantes estaduais, uma das seis vagas para a etapa nacional final, que deverá ser decidida em novembro. O diretor da escola, Osmar Sipmann, realizará, juntamente com os diretores das outras instituições concorrentes na etapa nacional, um intercâmbio nos Estados Unidos, para conhecer os métodos de gestão dos institutos de ensino americanos.
- Essa premiação é o resultado de todos os anos em que participamos do prêmio. Chegamos a ser finalistas outras duas vezes e nunca deixamos de trabalhar. Acredito que um ponto relevante dessa conquista foi o reconhecimento dos projetos sociais que a nossa escola realiza com a comunidade de Três de Maio, explica o diretor da escola.
Os critérios de avaliação do Comitê Nacional de Avaliação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar são divididos em cinco modalidades de gestão:
Gestão de Resultados: rendimento escolar, freqüência, evasão.
Gestão Pedagógica: índice de aprendizagem dos alunos.
Gestão Participativa: desenvolvimento de ações junto à comunidade.
Gestão de Pessoas: desenvolvimento profissional e escolar.
Gestão de Serviços e Recursos: instalações, equipamentos e recurso técnicos.
A comissão comemora o aumento substancial de inscrições no Rio Grande do Sul, já que na edição anterior do prêmio apenas 25 escolas participaram da seleção. Em 2010 foram 120 inscritos. Os finalistas da etapa regional gaúcha foram: EMEF Imigrante – Nova Hartz, EMEF Vila Nova – Igrejinha, Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja – Taquari, EEEF Professora Glória Veronese – Três de Maio e EMEF Santo Antonio – Portão.