O uso obrigatório de cadeirinhas para o transporte de crianças em automóveis entra em vigor a partir de amanhã e o produto já está em falta em algumas lojas de Três de Maio.
Das quatro lojas consultadas pela reportagem da Rádio Colonial nesta manhã, em duas o equipamento desapareceu das prateleiras nos últimos dias. Os comerciantes reclamam que já fizeram o pedido, mas as indústrias não estão conseguindo repor o estoque.
Nas outras duas lojas ainda há cadeirinhas, mas não de todos os modelos. A resolução do Contran prevê o uso de quatro tipos de equipamentos para o transporte de criança: o bebê-conforto (da saída da maternidade até um ano); cadeirinha (de um a quatro anos); assento de elevação (de quatro a sete anos e meio); e o cinto de segurança no banco de trás (de sete anos e meio até dez anos).
O descumprimento da norma de segurança é considerado infração gravíssima que prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
A medida entraria em vigor em 9 de junho deste ano, porém o Conselho Nacional de Trânsito decidiu prorrogar o prazo para que os motoristas pudessem se adaptar com tranquilidade às novas regras, mesmo assim muitas pessoas deixaram para comprar na véspera do início da fiscalização.