O HEMOSAR, Hemocentro Regional de Santa Rosa, completou a informatização de toda a sua rotina. Foi implantado o sistema HEMOVIDA, que utiliza código de barras em todos os seus processos, minimizando a possibilidade de erro humano, e acelerando todo o trabalho no ambiente do Hemocentro.
O sistema Hemovida é desenvolvido pelo DATASUS, departamento de informática do Ministério da Saúde, com o objetivo de garantir o processo de segurança do hemocentro. A instalação foi realizada pelos técnicos do DATASUS Geoginete Faria Sodré, Washington Luís de Souza, e pelo técnico da FEPPS Carlos Eduardo da Silva.
Foram instalados 10 computadores, um servidor, leitores de códigos de barras e impressoras térmicas que garantes a cobertura de todas as etapas desde a recepção do doador até a entrega do sangue para os 27 hospitais da região atendidos pelo hemocentro.
A implantação teve início no dia 27 de julho com a instalação do sistema, e desde o dia 29, todos os procedimentos já são completamente registrados em meio digital. De acordo com uma das integrantes da Datasus, “A implantação foi tranquila e não foram necessárias muitas alterações da rotina e dos processos de trabalho aqui em Santa Rosa. A equipe teve um aprendizado rápido e já está segura com o hemovida”.
Segundo o Dr. Luís Antônio Benvegnú, Diretor Técnico do Hmecentro Regional de Santa Rosa, “O novo sistema além de agilizar os processos, armazena as informações dos doadores e receptores do sangue e o histórico das transfusões, permitindo o rastreamento das transfusões, oferecendo ainda maior qualidade e segurança na utilização de sangue e hemoderivados na região. Facilita também a produção de relatórios e análises estatísticas e gerenciais essenciais à gestão do hemocentro”.