Edward Nino Hernández, 24 anos, é um típico jovem colombiano. Adora dançar reggaeton, sonha em ter um carro - de preferência um Mercedes - e quer conhecer o mundo. Na lista de celebridades que deseja conhecer estão os atores Jackie Chan e Sylvester Stallone, assim como o ex-presidente do país, Alvaro Uribe. O que torna Edward diferente é o seu tamanho. Ele é um pouco maior que uma maleta e pesa apenas dez quilos. Com seus 70 cm de altura, o livro dos recordes acaba de certificá-lo como o menor homem do mundo.
— Ele parou de crescer aos dois anos, disse Noemí Hernández, mãe de Edward. O antigo dono do recorde era He Pingping, da China, que era apenas quatro centímetros maior que Edward. O chinês morreu no ano passado. Mas, o reinado de Edward pode ser curto. Um jovem do Nepal, Khagendra Thapa Magar, completa 18 anos em 14 de outubro. Ele tem 56 cm de altura e é reconhecido como o menor adolescente do mundo.
Os pais de Edward afirmam que os médicos nunca conseguiram explicar porque o filho deles é tão pequeno. Naomí Hernandez, 43 anos, fiz que Edward nasceu com apenas 1,5 kg. Médicos a Universidade Nacional da Colômbia estudaram o bebê até os três anos e depois perderam o interesse pelo caso, relata.
— Estou feliz porque sou único — disse Edward em uma entrevista.