Ontem, quarta-feira, realizou-se o tradicional Dia de Campo de Inverno, promovido pela SETREM, em parceria com Sicredi, Cotrimaio e Emater. Participaram produtores rurais de toda a região interessados em conhecimentos sobre trigo.
Em Três de Maio, de acordo com o Engenheiro Agrônomo da Emater, Claudemir Ames, este ano a área plantada do cultivar é de aproximadamente 10 mil hectares. A colheita deve iniciar na primeira semana de outubro, sendo intensificada na segunda quinzena do mês. “A expectativa é que a produtividade alcance 40 a 45 sacas por hectare. Valores positivos tendo em vista as médias históricas que são 30 sacas por hectare’, destaca.
Os participantes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre a aplicação de defensivos agrícolas. Walter Boller, da Universidade de Passo Fundo (UPF), abordou os principais pontos a serem observados durante este processo: a qualidade da água; a regulagem adequada da máquina aplicadora e a variação das condições climáticas. “É importante salientar que cada produto, deve ter aplicação diferenciada, com regulagem específica”, salienta.
Na oportunidade Sérgio Witt, engenheiro agrônomo, apresentou uma novidade. Trouxe um assessório que está em estudo há dois anos na UPF. Trata-se de uma cortina de correntes para colocar na barra da máquina aplicadora, desta forma quebrando o efeito guarda chuva. “Este abre as lavouras. Termina com a dificuldade de colocar o produto na base da planta.”
Também esteve presente o engenheiro agrônomo, David Guerreiro Dias, da Syngenta, que apresentou ensaios efeitos na área experimental da SETREM, com seus produtos. “Pudemos mostrar ao produtor o bom desempenho de nosso produto nesta região.” Também foram apresentadas novas variedades de trigo pelas empresas Fundacep, Coodetec, Biotrigo e Embrapa.