Centenas de pessoas assistiram à vitória do touro Angus Reconquista 1301 Naco Cachafaz Fonomena (box 940), de propriedade da Reconquista Agropecuária, de Alegrete, e da Terra Costa, de Santo Antônio da Patrulha, nesta quarta-feira, na Expointer.
Mesmo acostumado às conquistas - são 46 títulos em Expointer - José Paulo Dornelles Cairoli, proprietário da Reconquista, estava nervoso diante do gabarito dos finalistas, entre eles o grande campeão de 2009. "Foi uma disputa complicadíssima.”
Parceiro no animal, o industrial Marco Costa, da Terra Costa, mostrou que é pé-quente. Comprou metade do exemplar mês passado e já sentiu o gosto de ganhar. “Foi bem divertido”, resumiu o empresário que iniciou criação da raça há três anos.
Com quatro grandes campeonatos em Avaré, Londrina e Uruguaiana nos dois últimos anos, o touro será encaminhado para uma central de inseminação a ser definida.
A competição acirrada, com direito a suspense do jurado Flávio Alves na hora derradeira, teve como reservado de grande campeão Rincon Intruso 1248 Del Sarandy (box 946), pertencente à Cabanha Rincón Del Sarandy, de Uruguaiana, também um vencedor nato. Prova da qualidade dos competidores, o terceiro colocado, BB Chama Cuaco Quebrantador 730 (box 886), veio de um dos criatórios gaúchos mais tradicionais, a Cabanha Catanduva, de Cachoeira do Sul.