06 setembro 2010

Semana da Pátria enfatiza a leitura e a escrita

Sob o tema “Brasil, quero cantar-te em meus versos”, foi desenvolvida a programação da Semana da Pátria 2010 no município de São José do Inhacorá, oportunidade em que foi homenageado o escritor Machado de Assis -Patrono da Biblioteca Pública Municipal, e os leitores mais assíduos na referida biblioteca, que seguem: Carolina Regina Alflen, Cleiton Rafael Wolfart, Dandara Nonnenmacher, Gilberto Ferrari, Ivo Affonso maffacioli, Jair José Ludwig, Karine Braum, Luiza Auth, Livia Nicole A. Graeef, Nicolau Arthur Graf, Thaís Raquel da Silva, Cristy Lasta e a escritora Roseli Lasta Haupenthal.
No dia 1º junto a imagem de Machado de Assis e na presença de autoridades municipais, alunos e professores da rede municipal e estadual, foi aceso o fogo simbólico da Pátria, que foi conduzido pelo Sr. Ivo Affonso Maffacioli e demais leitores assíduos da biblioteca, que ao som do tema da “Vitória” foi recepcionado pelo prefeito municipal.
A abertura oficial da Semana da Pátria foi realizada pelo prefeito municipal Dr. Alexandre que em seu pronunciamento parabenizou a escolha do tema por seu valor pedagógico e ao mesmo tempo ao se reportar ao escritor homenageado Machado de Assis, que em seu livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” escreveu: “ Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”, afirmou que o pessimismo do autor não combina com o atual momento que vive a população inhacorense, que através da geração de emprego e renda vê no município um grande avanço e uma grande possibilidade de prosperar, bem como o otimismo de todos em relação ao seu progresso e desenvolvimento.
Durante a semana, vários escritos de Machado de Assis foram lidos na hora cívica, bem como as apresentações das escolas e as músicas escolhidas possibilitam a reflexão e a vivência de dias melhores para todos os cidadãos brasileiros.
No dia 04, ocorreu a culminância do Projeto “Crack, nem pensar”, com palestra e apresentações culturais sobre o tema que sensibilizou a todos os presentes.
Mesmo não havendo desfile cívico, a Semana da Pátria ganhou destaque e sua consolidação dar-se-á com a galeria de Machado de Assis, através das produções que serão feitas pelos alunos de todas as séries e ainda pela transformação da Rua Dona Antoninha em um ponto turístico através de das frases de Machado de Assis que estimulam a formação de uma comunidade leitora, objetivo maior de todo nosso trabalho.