O filho do prefeito de Eldorado do Sul Vanderlan dos Reis Gonçalves, que é secretário municipal dos Transportes, foi preso por posse ilegal de arma, nesta quinta-feira, durante operação da Polícia Federal (PF). Ele deve ser liberado ainda hoje após pagamento de fiança. Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão no município. No início da manhã, os agentes procuraram documentos na casa do prefeito Ernani de Freitas Gonçalves, onde o pátio foi escavado.
O objetivo é encontrar materiais que comprovem o suposto direcionamento de licitações e crimes contra a administração pública na cidade. As investigações iniciaram no Ministério Público Federal (MPF) em 2009. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal a pedido do MPF.
Com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), a Polícia Federal passou a investigar em junho de 2010 supostas fraudes, que envolveriam as áreas de saúde, educação e transporte. Participam da Operação Muisca 40 policiais federais e auditores da CGU. O denominação da ação é alusiva ao nome da tribo onde surgiu à lenda do “Eldorado”.
A Prefeitura de Eldorado do Sul divulgou uma nota nesta manhã dizendo que a Procuradoria Jurídica do Município "desconhece a motivação da busca e apreensão de documentos realizada pela Polícia Federal". No documento, informa ainda que teve acesso somente aos dados informados no mandado, "cujo conteúdo não revela os detalhes sobre a investigação".