22 outubro 2010

Secretaria de Saúde se prepara para conter possível epidemia de dengue no Estado

Banner
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está se preparando para conter uma possível epidemia de dengue como a que aconteceu no início do ano. Planos de contingência já foram elaborados para todo o Estado.
As regiões Metropolitana e Noroeste, por terem sido as mais atingidas pela doença, têm planos específicos.
– O mosquito Aedes aegypti veio para ficar e temos de estar preparados. A prevenção tem de acontecer o ano todo, mas deve ser intensificada agora, com a chegada do verão – explica o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Zancan Paz.
Os municípios com maior incidência de dengue, como Ijuí, Santo Ângelo e Santa Rosa, serão supervisionados com mais atenção pelo Estado. Uma tenda de hidratação que poderá atender a até 900 pessoas por dia também está sendo adquirida, além de três caminhonetes para pulverização de inseticida.
Até 15 de outubro, o Rio Grande do Sul somava 4.523 casos notificados de dengue. Só em Ijuí, no Noroeste, foram 3.066 casos.
O casal Miro Serrando, 38 anos, e Elisete Weber, 40 anos, foi contaminado. Preocupados com a possibilidade de uma nova epidemia, eles mantêm o terreno limpo e não deixam a água acumular.
– Nós fazemos a nossa parte, o problema é que nem todos fazem, e quem não tem culpa acaba sofrendo – relata Elisete.