02 novembro 2010

Americanos vão às urnas nesta terça-feira para renovar a Câmara e parte do Senado

Pesquisas apontam derrota dos democratas
Foto:Jeff Fusco , AFP
Os eleitores americanos comparecem às urnas nesta terça-feira para as eleições de meio de mandato, que renovam toda a Câmara de Representantes, parte do Senado e mais da metade dos governos estaduais, nas quais as pesquisas apontam uma derrota para os democratas do presidente Barack Obama. 
O Partido Democrata deve perder a maioria na Câmara de Representantes e manter uma estreita maioria no Senado, um cenário que representaria uma divisão do poder e que provavelmente vai gerar um embate político até a eleição presidencial de 2012. As eleições de meio mandato colocam em jogo as 435 cadeiras da Câmara de Representantes, 37 das 100 vagas do Senado e 37 dos 50 governos estaduais. 
Segundo pesquisa do Instituto Gallup, os republicanos possuem 55% das intenções de voto contra apenas 40% dadas aos democratas. Esta diferença é a maior a favor dos republicanos desde 1974, quando este partido sucumbiu ao escândalo do Watergate. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. 
O presidente americano Barack Obama afirmou, nesta segunda-feira, que os Estados Unidos se arriscam a enfrentar uma situação econômica muito difícil no caso de vitória dos republicanos nas legislativas. 
— Vamos precisar de uma boa participação a favor dos candidatos democratas porque se os outros (republicanos) forem adiante, poderemos ter problemas para fazer este país progredir — advertiu o presidente sobre a possibilidade de uma vitória republicana. 
A taxa de desemprego nos Estados Unidos é atualmente de 9,6%, praticamente a mais alta em 30 anos, e as pesquisas apontam para uma vitória republicana nesta terça-feira.