Jacob Pétry |
O Óbvio que Ignoramos é resultado de quatro anos de pesquisas nas áreas educacional, psicológica e de gestão. Atendendo os leitores que compareceram na Feira do Livro de Porto Alegre, Jacob Pétry explicou os principais pontos de sua obra e os elementos responsáveis pelo sucesso da modelo Gisele Bündchen, um dos exemplos explorados no livro. “Ela saiu de Horizontina para São Paulo quando tinha 14 anos disposta a ser ‘a modelo’, mas as pessoas diziam que não poderia seguir a carreira por ter o nariz comprido, adunco”, recorda o pesquisador. Então, Gisele resolveu estudar tudo sobre fotografia, luz, ângulos, foco, e conseguiu transformar seu ponto fraco em ponto forte. “Hoje as pessoas dizem que o nariz dela é gracioso”, comenta.
A forma com que Gisele alcançou o sucesso tem as mesmas características expressas em Paulo Coelho e Barack Obama. São de pessoas que seguem o que Jacob teorizou como “Lei da Tripla Convergência”. Eles “unem talento natural, propósito de se saber o que quer e de como transformar isso em renda. No entanto, o sistema de ensino, segundo autor, faz exatamente o contrário com as pessoas. “Quando um aluno vai mal em uma disciplina, professores e pais fazem com que ele estude mais aquela matéria, tenha aulas de reforço e se concentre justamente em seu ponto fraco, em vez de aprimorar seu talento natural”, analisa.
Pétry, natural de Campina das Missões, falará a respeito d’ O Óbvio que Ignoramos (editora Lua de Papel, 230 pág. R$ 34,50) na Universidade Regional Integrada, campus Santo Ângelo. A palestra, agendada para esta quarta-feira, 03, às 21h, deve ser a única do escritor na região onde nasceu e iniciou sua carreira. Radicado atualmente nos Estados Unidos, Pétry está atendendo uma ampla agenda elaborada no Brasil para o lançamento da obra que deu ao escritor reconhecimento nacional.